
Gramática em inglês: quando usar ‘a’ ou ‘an’
Entender a diferença entre ‘a’ e ‘an’ é algo á vezes complicado para alguns alunos iniciantes do curso de Inglês. Os dois querem dizer “um” ou “uma”, mas seu uso é diferente.
Uma forma prática para entendermos é assim:
Quando a palavra começa com uma consoantes ( b,c,d,f etc) , então, use ‘a’
e quando começar com vogal ( a,e, i, o, u ) use ‘an’, mas ás vezes pode mudar, por exemplo com o H" que é consoante, porém a sonoridade é de vogal, sendo assim temos que entender a pronuncia correta da palavra
Exemplo:
Consoante: a ball = uma bola/ a car = um carro / a door = uma porta
Vogal: an elephant = um elefante / an apple = uma maçã/ an animal = um animal.
Temos que ficar atentos á sonoridade, pois existem palavras que começam ‘h’ mudo, mesmo o ‘H’ sendo uma consoante, ela tem som de vogal, no português, logo, segue da seguinte forma:
a house = uma casa / a hot dog = um cachorro quente
an hour = uma hora / an heir = um herdeiro
A famosa regra, de certa forma, não existe em inglês. Na verdade, o que manda no uso de ‘a’ ou ‘an’ não é o modo como a palavra é escrita e sim como ela é pronunciada. Se o som inicial da palavra é vocálico usamos ‘an’. Se for consonantal então usamos ‘a’.
Se você se lembrar da regra" pelo som e souber as exceções de som (quando vogal soa como consoante, quando consoante soa como vogal), não terá mais problemas para usar os artigos indefinidos em inglês: ‘a’ e ‘an’.
Mais fácil aprender assim né?!
Espero que tenham gostado e aproveitado as dicas!